domingo, 25 de maio de 2008

Desabafando...

Por KATIANE FORMIGA - UEPB


"MOVIMENTO ESTUDANTIL.


Movimento de estudantes! Quais estudantes? Quem vê este movimento? Quem sente? Quem vivencia? Quem se implica nele? O movimento existe!

Sair de casa para a universidade assistir aula, chegar à universidade e assistir aula, sair da aula e ir de volta pra casa, chegar em casa e estudar/assistir televisão/ouvir música/fazer qualquer outra coisa... Outro dia qualquer: sair de casa para a universidade assistir aula, chegar à universidade e assistir a aula, sair da aula e ir de volta pra casa, chegar em casa e estudar/assistir televisão/ouvir música/fazer qualquer outra coisa...

E assim se passaram 5 anos...

Este movimento existe !!!! Estudantes, sujeitos ocultos se movimentam – caminham, estudam, vão à universidade, fazem qualquer outra coisa e além de tudo são academicamente competentes. E os estudantes, sujeitos políticos, onde estão? Encontram-se nesse movimento?

Sim! São estudantes que expressam sua visão crítica, não acomodada; que se colocam com o mundo e com os outros. Seres políticos, que não se anulam diante das coisas que consideram erradas, que socializam o seu ponto de vista, que exigem do sistema educacional que os serve um ensino que qualidade (com criticidade, com prática e não só com teorias... teorias... teorias).
Estudantes que se implicam às problemáticas, que não se deixam impor pelos conhecimentos já prontos; que dialogam, convivem, sonham, participam, estudam, produzem arte, fazem sociedade, que se MOVIMENTAM de forma crítica, consciente.

Pena que os estudantes ocultos não desejem mostrar a riqueza dos seus seres, que se deixem levar pelo academicismo, que não se permitam as novas experiências, a vivenciar o seu ser estudante político utilizando, grande parte das vezes, como justificativa que discutir movimento estudantil é coisa de quem não tem o que fazer. É realmente uma pena!!!

Diante disso, sinto-me convocada a provocar uma mudança. E nesse momento o que me motiva é saber que existem pessoas no meu curso com quem posso expressar o meu desejo de dizer o que penso, dialogar, e que me possibilitam pertencer a essa história, a esse momento histórico, a fazer história juntos, a MOVIMENTAR.

Tudo isso única e exclusivamente me motiva pelo fato de que...


EU SOU UM SER POLÍTICO."





Matéria da 2a edição do Movi.mente 2008. 05/2008

4 comentários:

Lorena Brito disse...

Fui totalmente comtemplada com as palavras de Kati...

acredito que em muitos momentos todo mundo que vive o M.E. passa...
Se sente só, mesmo tendo Zil pessoas diariamente do seu lado em uma sala de aula!

O que doi não é nem o fato de não ter "companheiros" nesse movimento (estudantil)...
Mas dói não ver colegas movimentando e pensando Psicologia, transformação, coletividade, Vida!

Nani disse...

Quem escreveu isso foi você, Ló??
Achei muito legal!!! Também acho que muitos estudantes ficam acomodados, com o bumbum sentado na cadeira vendo sessão da tarde durante 5 anos de formação!! Mas acho que o mais importante é que tenhamos nossa consciência, do que é fazer Psicologia né??? Será que queremos reproduzir Teorias, Métodos, Histórias e Casos Clínicos?? Será que queremos decorar um CID-10 inteirinho e um DSM-IV de trás pra frente???

Deus me salve disso, se fosse pra fazer isso eu poderia fazer qualquer curso... MENOS Psicologia!!!
;)))

Bonito texto e belas palavras, vê se toma vergonha na cara e escreve mais aqui.. Eu adorooooooo!
:p

Beijo beijo!

Lorena Brito disse...

http://casosdepoeta.blogspot.com/

ler "A carne"

Halan Pinheiro disse...

Ótimo texto!
Em Natal Fizemos o M.E.L. (libertário)... que acabou se confundindo com o MPL.